Registro de Franquia
Confira como funciona este serviço
Franquia é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso da Marca, fornecida pelo proprietário (franqueador) a um investidor (franqueado) para que ele possa replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem sucedido de exploração de mercado.
As principais vantagens em se tornar franqueado de uma rede é poder trabalhar com uma marca já conhecida e, além disso, ter acesso a todo know-how que faz aquele negócio dar certo e crescer.
É papel do franqueador transmitir seu conhecimento aos franqueados e fornecer ferramentas para que a franquia alcance o sucesso.
Este negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos.
No Brasil, o segmento é regulamentado pela Lei de Franquias (nº 8.955/94).
O Artigo 2º da legislação define o franchising como:
“o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”
O principal objetivo do franchising é fornecer aos franqueados oportunidades para obtenção de sucesso de forma rápida e segura. Para o proprietário da marca, ele oferece possibilidades de expansão.
Ao permitir a entrega do mesmo serviço em distâncias internacionais, ele proporciona dimensões inimagináveis de crescimento.
O Primeiro passo:
O registro da marca e o da empresa junto ao INPI é o marco inicial, pois caso isso não ocorra terceiros podem fazer e todo gasto do marketing e desenvolvimento da marca podem ser perdidos.
O segundo passo: o Registro da Franquia junto ao INPI.
Segundo o artigo 3º da Lei de Franquia (nº 8955/1994), para que o INPI conceda o direito de uso às franquias que envolvam serviços, transferência de tecnologia e transmissão de padrões, além de uso de marca ou patente, o franqueado deve comprovar o conhecimento da Circular de Oferta (COF).
A Circular de Oferta de Franquia é o documento que o dono da rede correspondente utiliza para fornecer dados comerciais, financeiros e jurídicos de seu franchising aos interessados em operar com a marca.
A COF é o documento que especifica todos os detalhes relevantes sobre a empresa, tais como:
Gostaria de saber mais detalhes de como abrir uma Franquia do zero?
Temos ampla experiência jurídica. Conte com nossa equipe.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |